

Como seria o mundo sem mulheres?
UMA MULHER ASSASSINADA DE 10 EM 10 DIAS… em Portugal.
Para mim o mundo sem mulheres seria a preto e branco, sem piada, sem alegria, sem cor, talvez um cinza, sem grandes contrastes. O Som seria constante, sem uma gargalhada profunda que quebrasse o padrão e preenchesse o espaço de alegria.
O dia mundial pela eliminação da violência contra as MULHERES, para mim faz-me pensar, não como lutar contra o agressor mas como dar voz a uma causa, como denunciar e sensibilizar para este fenómeno – que magoa, diminui e mata.
Em variadíssimos contextos, desde do início da minha carreira, deparei-me com está situação e que não se pense que se trata de um fenómeno associado a classes socias ou estratos sociais, é transversal e independente da idade.
Se no início tinha uma repulsa pelo agressor, agora compreendo que ele também é uma vítima de si mesmo, com isto não quero dizer que não deve ser punido, muito pelo contrário, a legislação deve cada vez mais ser ajustada e protetiva da vítima, quero sensibilizar para que haja consciência de que se estão a ter os primeiros impulsos de uma agressividade descontrolada que peçam ajuda, não é normal ter esses impulsos, mesmo que internamente tentem dar uma justificação.
Não me esqueço de um de um homem, em consulta, de uma forma desesperada e com muito sofrimento, me dizer que tem medo de cometer um ato de agressividade … É importante darmos espaço para que estas partilhas possam acontecer, sem serem julgadas moralmente e assim serem prevenidos dados maiores. Peçam ajuda!!!
MULHERES – vamos estar atentas ao nosso redor, vamos ouvir, olhar perceber o que se passa com as mulheres que nos rodeiam, vamos incentivar a que num primeiro gesto de agressividade o limite seja imposto. Amor é cuidar, nutrir não é bater, não é aceitar o primeiro gesto de agressividade, descultando “…foi só este, ele estava nervoso…” ou “… eu também o irritei…”, por favor, vamos ter coragem de sair no momento certo.
Campanha criada pela ativista @franciscademagalhaesbarros
Related Posts
Autoestima
Em todo o mundo, ninguém é exatamente como eu. Algumas pessoas têm algumas partes...
Como seria o mundo sem mulheres?
UMA MULHER ASSASSINADA DE 10 EM 10 DIAS… em Portugal. Para mim o mundo sem...


